Pages

Como prometido, aqui vai segunda parte da entrevista com a gerente de marketing, Karolline Mota Zanelato, da loja Sônia Noivas.

Blog: Existe algum relato de noiva com doença muito grave, que alugou vestido?
Karolline: Em nossa loja nunca tivemos um caso como este, mas sei de um caso nos EUA em que uma noiva casou em estado terminal, sobre uma cadeira de rodas. Nada impede a realização de um sonho!




- Alguma garota já se passou por noiva, só para entrar na loja e provar os vestidos?
Isso costuma acontecer e a equipe logo descobre. Certo dia, uma garota chegou até a loja e disse para a consultora que iria se casar em março, por isso queria provar alguns vestidos. Quando questionada sobre o ano do seu casamento ela respondeu que não sabia o ano ainda, mas que ia se casar em março e logo depois confessou que não estava noiva, mas que pretendia se casar em março, insistia ela! Foi bem engraçado porque ela não conseguiu sustentar a história, confessando que só queria provar alguns modelos.



- Ainda falando de histórias inusitadas, você se recorda de mais alguma?
Lidar com pessoas é sempre uma descoberta a cada dia e nós mechemos com os sonhos de muitas delas. Mas claro que algumas situações fogem do nosso controle e temos que rir com elas.
Um caso bem engraçado foi o de um noivo que chegou na loja, em pleno sábado de manhã, visivelmente bêbado e com uma lata de cerveja na mão e disse que precisava alugar um terno pois iria se casar. Quando a funcionaria perguntou a data ele surpreendeu a todos com a resposta: HOJE! Alugamos e acredito que ele se casou!
Outra história foi a de uma noiva que quase não teve o seu vestido. O pai dela entregou o dinheiro referente ao pagamento do vestido para a madrasta vir até a loja, fazer o acerto do valor e pegar o vestido para o casamento, porém, a madrasta gastou todo o dinheiro. Após o gasto, ela veio até a loja implorando para que entregássemos o vestido para ela se não seu marido iria lhe matar. Nós não fizemos isso e dissemos que o valor precisaria ser pago para a entrega do vestido. Foi ai que ela encontrou uma amiga pelas redondezas da loja e esta amiga pagou o que faltava com o cartão de credito pessoal. Ai sim, nós liberamos o vestido para a madrasta má....rsrs
Ainda tem o caso da noiva que desistiu do casamento e saiu cancelando todos os contratos que o noivo fechou para o casamento, incluindo o vestido, e pegou todo o dinheiro para ela, que na verdade era do noivo pois ele havia pago tudo.
São situações como esta que tornam nosso trabalho especial e nosso dia-a-dia único.



- Já aconteceu da mesma mulher vir alugar várias vezes vestidos de noiva?
Já aconteceu de uma mulher vir acompanhar uma noiva e falar para a consultora, no provador, que tinha vontade de voltar até a loja e alugar novamente um vestido, para seu segundo casamento. Mas o aluguel não se concretizou, ficando só no desejo.



- Todos os modelos tem calda removível?
Todos os nossos modelos são passíveis de adaptação, sendo que alguns já estão sendo feitos com uma calda fixa pequena, para se usar com um véu grande. Estamos alugando muitos modelos assim.



- O que pode ser feito de adaptações em um vestido?
Podemos fazer diversas adaptações, de acordo com o gosto da noiva. As igrejas, principalmente as evangélicas, não permitem que a noiva case com um vestido que mostre o colo. Para solucionar esta e outras demandas podemos adaptar “mangas falsas”, sempre com a mesma renda do vestido, ou confeccionar boleros e também colocar uma gola alta no vestido. Estas adaptações podem ser removidas e feitas de acordo com o gosto da noiva.



- Quais são os modelos de sapato disponíveis na loja?
Temos vários modelos e todos os tamanhos, dentre eles sandálias altas, rasteiras e scarpins. Ao todo são 8 modelos de calçados para atender a diversos gostos e necessidades.



- A noiva costuma acompanhar o noivo na prova de roupa? Das damas e madrinhas também?
É a noiva e a mãe do noivo que costumar acompanhá-lo na prova de roupa, além de ser a noiva que geralmente escolher o modelo. No caso das madrinhas, a noiva pede para as madrinhas avisarem qual a cor de seus vestidos para que nenhuma madrinha esteja com a mesma cor no altar. Já a prova das damas é a mais caótica! Estamos montando uma nova cessão em nossa loja para atender a esta demanda que é bem grande, pois para a prova das daminhas e pajens costumam vir acompanhar a noiva, a mãe da noiva, a mãe da criança, a avó da criança, as tias e madrinhas, além de outras crianças. É bastante gente envolvida na prova dos pequenos, por isso tivemos que ampliar nosso local de atendimento para administrar melhor estar situação, afinal crianças são sempre imprevisíveis.



- Como é o aluguel de roupas de festa?
Alugamos muitos vestidos para madrinhas e formandas. O aluguel costuma ser feito 2 meses antes do casamento ou formatura.



- Existem vestidos para compra? Podem ser feitos por encomenda?
Nossos vestidos tem um valor de compra mas até hoje ninguém quis comprar o vestido, após o casamento. Ocorrem casos esporádicos de encomendas, ai fazemos o vestido de acordo com o gosto da noiva, do jeito que ela quer. Para esta modalidade damos o nome de confecção sob medida, que é diferente de primeiro aluguel. Os valores são diferenciados porque na confecção sob medida partimos do zero e no primeiro aluguel o vestido já está pronto, a espera da noiva. Algumas noivas vêem até a loja com a intenção de confeccionar um vestido mas sempre encontram uma opção para primeiro aluguel que as agradam, daí fazemos algumas poucas alterações e pronto. Temos sempre vestidos novos na loja, pois além de fabricação própria temos exclusividade com duas marcas americanas e uma espanhola de vestidos de noiva, tudo muito bonito e de bom gosto.



- Quais são as facilidades de pagamento de um aluguel de vestido de noiva?
Dividimos no cheque até a data do casamento, o que costuma ser os 7/8 meses que antecedem a data. No cartão podemos fazer a mesma coisa, parcelando de acordo com o valor, permitindo até que alguma(s) parcela(s) ultrapasse(m) a data do casamento. E para quem preferir, temos boletos para serem pagos na própria loja, caso a cliente preferir.



- Quanto tempo antes do casamento as noivas costumam alugar o vestido?
As noivas costumam vir por volta de 8 meses antes da data, já noivos e damas um pouco menos, 4 a 5 meses.



- Vocês costumam ser convidadas para o casamento de suas clientes?
As consultoras (profissionais que acompanham as provas e escolhas de vestidos) já receberam convites sim mas o mais comum é, quando a noiva volta para devolver o vestido, é elas receberem pedaço de bolo, as lembrancinhas do casamento, além de ouvir boas histórias.



- O mês de maio e agosto apresenta alguma alteração de valores nos vestidos?
Os ditos populares de que agosto é o mês do desgosto e que maio é o mês das noivas não estão mais interferindo em preços a muito tempo, pelo menos no ramo de vestidos, já que nossa mão-de-obra é durante o ano todo e um vestido começa a ser “planejado” quase um ano antes. Por isso não há alteração de preços como acontece com buffets e empresas de fotografia, que trabalham sobre demanda e nos meses de agosto e maio vêem suas rotinas se alterarem para mais ou para menos.



- Quais são os meses de maior movimento?
Os meses de novembro e dezembro são campeões em casamentos, acredito que pela facilidade do 13º e das férias de boa parte dos familiares e dos próprios noivos. O mês de Julho também tem grande procura para alugueis.



- As capixabas estão casando muito? Qual a média de alugueis nas lojas Sônia Noivas por mês?
Quem quiser casar pode casar! Não ficará sem vestido, pois temos uma média de 2 mil vestidos disponíveis em nossas araras, perfazendo uma média de alugueis/mês de 180 modelos.




É isso! Espero que estas dicas e curiosidades tenham ajudado as noivas que procuram informação!




Por Carleandra Romano

1 comentários:

Unknown disse...

' Meninas, parabéns. Ficou muito legal o blog! Parabéns mesmo, se preparem que final do ano tem mais uma concorrente pra vocês, kkkk³ Brincadeira. Parabéns principalmente pra Carlê.

Postar um comentário