Pages


A entrada da noiva é sempre um momento emocionante e um dos mais esperados do casamento, mas com pajens e daminhas na frente torna a cena ainda mais cativante.
Com relação ao número de damas e pajens, cabe ao casal escolher. Mas o mais importante é que eles devem ser filhos de amigos, ou de parentes, e que de preferência vocês os conheçam.

É aconselhável que eles já tenham sido dama ou pajem anteriormente, para que na hora eles saibam o que vai acontecer e não desistam de entrar na igreja. Uma outra dica importante é ter sempre ou o pai ou a mãe (ou avós) próximos deles tanto na porta da igreja quanto no altar. A presença dos pais como padrinhos é uma ótima opção!

Algumas noivas vestem as damas com o mesmo modelo ou o mesmo estilo do vestido de noiva, isso não é recomendado, pois tiram a "surpresa" da chegada da noiva.

Em casamentos durante o dia, pela manhã e à tarde, as daminhas de honra devem usar vestidos com modelos e tecidos leves, com saias na altura da canela, pouco volume, geralmente em tons branco, pérola ou pasteis, podendo ainda ser em tecidos levemente floridos que criam um clima romântico.

À noite a dama de honra pode usar algo mais sofisticado, com brilhos, bordados leves, detalhes em renda e fitas de cetim ou tons mais fortes. Os tecidos podem ser organza,cetim ou tafetá.

Se for alugar ou mandar fazer o vestido da daminha peça para a costureira deixar um pouco mais de barra, principalmente se estiver fazendo com antecedência, pois as crianças crescem muito rápido.

É bom lembrar que um brilho labial e um toque de blush é mais que suficiente. Quanto mais natural a maquiagem das meninas , melhor.

As vestes dos pajens podem combinar com os vestidos das daminhas ou se inspirar na roupa do noivo: calça , camisa de mangas longas, gravata e colete.

Segundo a regra de etiqueta, a noiva fornece apenas os buquês, os arranjos de cabeça e as luvas, portanto os pais das daminhas e pajens arcam com as despejas da roupa. Tudo deve ser esclarecido quando você convidá-los a participar, dando aos pais das crianças a chance de recusar o convite. É claro, nada impede que você cubra os gastos das roupas, se assim, desejar.

Se no cortejo não houver um pajem, uma das daminhas ficará encarregada também de levar as alianças, presas em um almofadinha especial ou em uma pequena salva de prata.

Observações:

- Crianças muito pequenas, embora sejam engraçadinhas, podem dar trabalho na hora "H" ficam assustadas e não entram com o cortejo. Idade ideal: entre 4 e 7 anos;

- A quantidade depende do gosto da noiva, mas 2 damas e 2 pajens ou 2 damas e 1 pajem são um número elegante e suficiente. Grandes cortejos (+ de 4 crianças, no máximo 8) só ficam bem em casamentos mais formais;

#ficadica


Por Andressa Rios

O casamento civil é um contrato bilateral e solene realizado entre um homem e uma mulher com o intuito de constituir família com uma completa comunhão de vida. No Brasil, o casamento é regulamentado pelo Código Civil. Ele é necessariamente monogâmico, e só pode ser realizado entre um homem e uma mulher. A idade minima para se casar é a partir dos 18 anos, Caso os noivos tenham 16 ou 17 anos, será necessária a presença de ambos os pais no cartório para assinarem um termo de consentimento.
Os noivos devem comparecer ao cartório para dar entrada ao processo de habilitação para o casamento civil com antecedência de 60 dias pelo menos da data pretendida. Veja abaixo os documentos necessários:

Os documentos necessários para Solteiros são:
- RG original;
- Certidão de Nascimento original;

Os documentos necessários para Divorciados são:
-RG original;
-Certidão de casamento com averbacão de divorcio original;
-Cópia da carta de sentença do divorcio.

Ao procurar o Cartório, você terá que comparecer com duas testemunhas, que não podem ser seus pais, eles devem ser maiores de 21 anos. Todos deverão apresentar a Carteira de identidade.

Sobre os tipos de regime de Bens

Comunhão Parcial de bens

É o regime de bens usual, conforme a lei. Neste regime, todos os bens adquiridos após a data do casamento serão comuns ao casal. Todos os bens previamente adquiridos por cada um individualmente anteriormente a data do casamento permaneceem de propriedade individual do mesmo, inclusive bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior, como por exêmplo uma herança.

Importante:
- O regime de bens pode ser modificado após o casamento, mediante alvará judicial e concordando ambos os cônjuges.
- É obrigatório o regime de Separação Total de Bens aos noivos maiores de 60 anos e aos menores de 16.

Comunhão Universal dos bens

Neste regime, todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges serão comuns ao casal. Para dar entrada ao processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Ante-nupcial.

Importante:
- O regime de bens pode ser modificado após o casamento, mediante alvará judicial e concordando ambos os cônjuges.
- É obrigatório o regime de Separação Total de Bens aos noivos maiores de 60 anos e aos menores de 16.
O preço da Escritura de Pacto Antenupcial para ser assinada no proprio Tabelionato de Notas é RS 252,11 e cada certidão RS 38,30.
Se for assinada em diligência (em casa, escritório, etc.), o preço é RS 504,22.

Separação total de bens

Neste regime, todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges permanecerão sempre de propriedade individual de cada um.
Para dar entrada no processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Ante-nupcial.
Importante:
- O regime de bens pode ser modificado após o casamento, mediante alvará judicial e concordando ambos os cônjuges.
- É obrigatório o regime de Separação Total de Bens aos noivos maiores de 60 anos e aos menores de 16.
O preço da Escritura de Pacto Antenupcial para ser assinada no proprio Tabelionato de Notas é RS 252,11 e cada certidão RS 38,30.
Se for assinada em diligência (em casa, escritório, etc.), o preço é RS 504,22.

Participação final dos aqüestos

É um sistema misto, pois enquanto durar o casamento, cada cônjuge tem a exclusiva administração de seu patrimônio pessoal. Após a dissolução da sociedade conjugal, apuram-se os bens de cada cônjuge cabendo a cada um metade dos adquiridos na constância do casamento.

Por Grazielle Soares
Acredito que desde o namoro o casal deva ter um grande amigo, um animado casal de amigos e aqueles tios que todo mundo da família adora. Pois então, estes podem ser fortes candidatos a vaga de Padrinhos e Madrinhas do seu casamento.

Cabe ao casal escolher JUNTOS quem serão e quantos serão os padrinhos e madrinhas do casamento. Eles terão funções no Grande Dia que só pessoas muito especiais poderão assumir.

Como dever das madrinhas, posso dizer que são elas as responsáveis por:
- Acompanhar a noiva nos preparativos antes da data do casamento e no próprio dia, acalmando e dando confiança a noiva;
- Deve ajudar a noiva a fazer as malas para a lua-de-mel e assegurar-se de que a mala da noite de nupcias está corretamente no quarto/hotel;
- Durante a cerimonia e toda a festa, deve assegurar de a noiva está no seu melhor, desde ajudar a arrumar o vestido, a retocar a maquiagem ou recompor o penteado;
- A madrinha deve sempre estar atenta para ajudar a noiva, e nunca se distrair, pensando só em si.

Já para os padrinhos, posso elencar as seguintes funções:
- Na cerimônia, deve ajudar o noivo no que for preciso e, se necessário, ser o portador das alianças, entregando no momento certo da cerimônia ao noivo;
- Deve ajudar o noivo à chegar na cerimônia horas antes;
- Na recepção dos noivos, um dos padrinhos deve fazer um pequeno discurso, com um pouco de humor, mas jamais dizer algo de mal gosto;
- Deve iniciar um brinde aos noivos, sem esquecer de mecionar o quão bela está a noiva;
- Deve estar atento às necessidades do noivo durante a festa.


Passada as obrigações, é hora dos noivos tomarem conhecimento da importãncia destas pessoas em suas vidas dai em diante. É de bom tom agradecer aos padrinhos e madrinhas com lembranças especiais, para que guardem não só em seus corações este momento especial. Pode ser oferecido como agradecimento um bom champagne, bombons e tantos outros mimos que as noivas terão muito prazer em presentear. O que realmente vai importar é o elo forte que se cria entre o novo casal e os padrinhos e madrinhas da união.

FICA A DICA: Jamais escolha padrinhos e/ou madrinhas por gostos individuais da noiva ou do noivo! Pode ocorrer um arrependimento depois por não ter chamado uma pessoa que queria tantoo ter estado ao lado do casal neste momento único. Há, e não preciso nem dizer que Padrinho e Madrinha não se escolhe pelo presente que eles podem comprar, não é mesmo???

Só para encerrar! Quanto mais agradável for esta data, melhor para todos. E que tal unir os elementos mais importantes do casamento com as testemunhas em uma linda e animada dança? Confira no vídeo!

Por Carleandra Romano

Muitas noivas se arrependem de não terem dado a devida importância à escolha do fotógrafo e do cinegrafista. Quando olham seu álbum surpreende-se com fotos mal enquadradas, desfocadas e pior sem graça, pois não transmitem nenhuma emoção do dia da cerimônia. E a decepção continua ao ver em seu DVD imagens tremidas e escuras, e sem seqüência dos fatos ocorridos.

De que adianta escolher um vestido de noiva deslumbrante, a decoração mais linda se eles estiverem completamente diferentes nas fotos e no vídeo. No seu álbum e no DVD do seu casamento devem estar eternizados as recordações do seu grande dia, por isso, muita atenção na hora de escolher a equipe de foto e vídeo de seu enlace matrimonial.

Como contratar a equipe de fotografia e filmagem?

Contratar um fotógrafo ou cinegrafista pelo telefone pode ser uma tremenda roubada, é imprescindível ver uma amostra do seu trabalho agende uma visita ao seu estúdio. Uma ótima oportunidade para ver de perto suas produções e conhecer seu estilo.

Observe se as fotos estão nítidas, bem enquadradas e claras. Pense se você gostaria de ter registros como aqueles. Verifique se ele tem equipe própria ou terceiriza o serviço, se ele trabalhar com freelance despiste e sai de fininho.

No caso do vídeo, fique atento aos ângulos, e a estabilidade da imagem. Repare na resolução, hoje em dia com as TV’s cada vez maiores, é muito importante que a câmera do seu cinegrafista seja compatível com os formatos digital e HDV.

Se em todos pontos destacados, o estúdio estiver de acordo, é um bom começo para contratação. Todavia, fique atento também aos detalhes administrativos, como: verificar se o estúdio é registrado legalmente e há quanto tempo está no mercado. Não deixe de ir ao PROCON e pesquisar se há algum processo registrado contra a empresa, verifique também junto à receita federal como anda os pagamentos dos impostos, lembre-se um sonegador nunca cumprirá o que promete. Feito todos esses passos, certamente você poderá ficar segura, pois não terá nenhuma decepção.

Por Grazielle Soares

Tenho percebido que muitos casais estão optando por fazer tanto a festa, como a cerimônia religiosa em cerimoniais, sítios, chácaras, e deixando um pouco de lado a tradicional igreja.

Mas hoje darei algumas dicas para aquelas que ainda sonham com sua entrada triunfal no templo sagrado.

Assim como todos os outros preparativos do casório, a escolha da igreja necessita também de alguns cuidados especiais e atenção aos detalhes para evitar deslizes, como faltar lugar para os seus convidados, ou então o local ser de difícil acesso.

Deve-se ter em mente quais serão os fatores que influenciarão na decisão final do casal. Alguns escolhem o local apenas pela sua beleza, porque são considerados elegantes e chiques ou até mesmo pela “fama”, caso alguma celebridade já tenha se casado no local. Outros escolhem pelo grau de afinidade com a igreja. No caso de católicos onde se batizaram, ou se fizeram primeira comunhão naquele local. E há os que escolhem a igreja em que são membros e freqüentadores.

Se tiverem preferência por algum padre/pastor, é aconselhável entrar em contato para confirmar a disponibilidade no dia em que você planeja realizar a cerimônia.

Deve-se levar em conta que muitas igrejas realizam vários casamentos no mesmo dia e caso uma noiva se atrase, todos os outros casamentos serão afetados. Para evitar dor de cabeça, procure reservar o primeiro horário.

Outros dois itens que você não pode esquecer é com relação à segurança e ao estacionamento. Evite igrejas que tenham uma localização perigosa, num local muito deserto, e confira se há um espaço para que os convidados possam estacionar os carros, pode ser que você precise contratar seguranças para garantir que os carros deixados do lado de fora da igreja não sofra nenhuma danificação nem muito menos sejam roubados.

É aconselhável que o buffet onde a recepção será realizada seja próximo a igreja. Ficaria bem mais prático. Algumas igrejas disponibilizam um salão de festas onde você pode fazer a recepção, dependendo de quantos convidados você chamar e o tipo de festa que você deseja fazer.

O tamanho da igreja é algo que também deve ser analisado. É essencial saber quantas pessoas a igreja comporta e comparar ao número de convidados, afinal é importante acomodar todos confortavelmente.

Além disso o tamanho do altar também deverá receber uma atenção especial, para saber se caberá de forma adequada os padrinhos e os pais dos noivos. O que não pode acontecer é todo mundo ficar espremido num lugar.

Para casamentos onde haverá música ao vivo é imprescindível uma boa acústica. E para verificar acústica é preciso que os músicos a serem contratados façam os testes necessários e se encarreguem de melhorá-la, caso não seja adequada.

As normas da igreja também influenciam, já que algumas são muito criteriosas, e possuem regras para decoração, fotógrafos e até mesmo com relação a roupa da noiva, não permitindo decotes ou modelo “tomara que caia!”.

Estejam atentos e preparados financeiramente, pois algumas igrejas cobram taxa de reserva aos noivos.

Por fim, não deixem para escolher ou reservar a igreja na última hora, pois corre o risco de ter surpresas desagradáveis uma vez que todos os dias podem já estar separados para outros casamentos. Além disso para colocar o endereço no convite esses detalhes já tem que estar decididos.



Por: Andressa Rios

O mês de maio, consagrado por ser o mês das noivas, não fez feio aqui no ES. Aconteceu o evento CASAR 2010, nos dias 6,7 e 8 de maio no Centro de Convenções de Vitória. Este ano o evento foi mais divulgado em relação aos anteriores e acredito que teve mais investimentos também, pois quem quiz pode comprar seu ingresso e curtir a feira e o CASAR FASHION SHOW 2010.
O desfile aconteceu na noite de sexta-feira, quando Paula Bouganger Noivas, Alice Krause Atelie, Sônia Noivas, Sonho das Noivas e Noivas Catarinas colocaram o que tem de melhor e mais inovador no segmento em lindas e lindos modelos.
O local estava lotado de jornalistas e espectadores.

Ao som de De Prá, todos puderam conferir muita beleza, ousadia e elegância em cada um dos 5 desfiles.





Eu, Carleandra, estava lá e tentei fotografar os momentos mais interessantes do desfile, me derretendo a cada modelo que passava, a cada belo penteado que eu via.

O desfile da Sônia Noivas contou com uma participação especial do ator Thierry Figueira, que arrancou gritos e aplausos da mulherada.


Outro momento que chamou muita atenção foi uma modelo Plus Size, que estava lindíssima de noiva, no desfile da Catarina Noivas.

Não poderia deixar de mencionar as belas crianças que a Paula Bouganger trouxe para a passarela, pareciam ter saido de um conto de fadas!


Vestidos exóticos, angelicais, curtos, coloridos e acima de tudo, imponentes, encheram os olhos das noivas que estavam atentas a cada modelo, a cada cabelo e por que não, a cada INSTANTE!


Bom, para quem perdeu, fica aqui um pouquinho de desfile para dar água na boca. Agora é só esperar o evento do ano que vem!

Por: Carleandra Romano