Pages


A entrada da noiva é sempre um momento emocionante e um dos mais esperados do casamento, mas com pajens e daminhas na frente torna a cena ainda mais cativante.
Com relação ao número de damas e pajens, cabe ao casal escolher. Mas o mais importante é que eles devem ser filhos de amigos, ou de parentes, e que de preferência vocês os conheçam.

É aconselhável que eles já tenham sido dama ou pajem anteriormente, para que na hora eles saibam o que vai acontecer e não desistam de entrar na igreja. Uma outra dica importante é ter sempre ou o pai ou a mãe (ou avós) próximos deles tanto na porta da igreja quanto no altar. A presença dos pais como padrinhos é uma ótima opção!

Algumas noivas vestem as damas com o mesmo modelo ou o mesmo estilo do vestido de noiva, isso não é recomendado, pois tiram a "surpresa" da chegada da noiva.

Em casamentos durante o dia, pela manhã e à tarde, as daminhas de honra devem usar vestidos com modelos e tecidos leves, com saias na altura da canela, pouco volume, geralmente em tons branco, pérola ou pasteis, podendo ainda ser em tecidos levemente floridos que criam um clima romântico.

À noite a dama de honra pode usar algo mais sofisticado, com brilhos, bordados leves, detalhes em renda e fitas de cetim ou tons mais fortes. Os tecidos podem ser organza,cetim ou tafetá.

Se for alugar ou mandar fazer o vestido da daminha peça para a costureira deixar um pouco mais de barra, principalmente se estiver fazendo com antecedência, pois as crianças crescem muito rápido.

É bom lembrar que um brilho labial e um toque de blush é mais que suficiente. Quanto mais natural a maquiagem das meninas , melhor.

As vestes dos pajens podem combinar com os vestidos das daminhas ou se inspirar na roupa do noivo: calça , camisa de mangas longas, gravata e colete.

Segundo a regra de etiqueta, a noiva fornece apenas os buquês, os arranjos de cabeça e as luvas, portanto os pais das daminhas e pajens arcam com as despejas da roupa. Tudo deve ser esclarecido quando você convidá-los a participar, dando aos pais das crianças a chance de recusar o convite. É claro, nada impede que você cubra os gastos das roupas, se assim, desejar.

Se no cortejo não houver um pajem, uma das daminhas ficará encarregada também de levar as alianças, presas em um almofadinha especial ou em uma pequena salva de prata.

Observações:

- Crianças muito pequenas, embora sejam engraçadinhas, podem dar trabalho na hora "H" ficam assustadas e não entram com o cortejo. Idade ideal: entre 4 e 7 anos;

- A quantidade depende do gosto da noiva, mas 2 damas e 2 pajens ou 2 damas e 1 pajem são um número elegante e suficiente. Grandes cortejos (+ de 4 crianças, no máximo 8) só ficam bem em casamentos mais formais;

#ficadica


Por Andressa Rios

0 comentários:

Postar um comentário