Como na escolha do vestido da noiva o noivo na hora de escolher seu traje também deve se preocupar com o horário da cerimônia do casamento, seu tipo físico e principalmente escolher o modelo que combine com seu estilo pra que ele fique bem à vontade e sem dúvida muito bonito.
Pela manhã a melhor opção são os ternos de cores claras como o cinza e o bege, à tarde uma boa pedida são os ternos azul marinho e o cinza também combina com a ocasião essa cor, por exemplo, é a mais coringa pois cabe bem em todas as ocasiões. À noite de preferência as cores escuras como grafite e preto.
Evite gravatas chamativas e terno branco salvo se o noivo é militar ou vai celebrar sua união na praia. O sapato deve ser clássico, e pode ter um certo brilho de verniz.
Tipos de trajes utilizados pelos Noivos :
meio fraque : paletó (normal) e colete cinza chumbo e calça risca de giz;
fraque: paletó (mais longo) cinza chumbo e colete cinza claro. Calça risca de giz e gravata plastron de seda ou cetim, presa por uma pérola;
smoking : paletó preto com gola forrada de cetim com calça do mesmo tecido. Gravata borboleta e faixa de cetim na cintura;
summer : smoking branco com faixa e gravata borboleta em cores variadas;
blacktie : paletó branco como do Summer, só que a calça, a gravata borboleta e a faixa são pretas.
Por Grazielle Soares
Sem dúvidas, assim como na moda em geral, os penteados de noivas seguem tendências. Já tivemos a "era" dos arcos florais, das coroas, das grinaldas que tapavam os rostos e agora a nova tendência é: Cabelos presos ou semi presos e com flores de pano, muitas flores.
As flores são o carro chefe das coleções atuais e dos desfiles de noivas, percebido também nos principais portfolios, dos mais badalados salões de beleza e profissionais do ramo. O arranjo geralmente vem acompanhado de peças metálicas que compõe a visual super moderno e ao mesmo tempo encantador, como a ocasião pede.
Percebe-se também uma infinidade de modos de prender o cabelo além do tradicional coque. Os meio presos são uma forte pedida para mulheres que tem o cabelo comprido que que gostam das madeixas como elas são. Lembrando que o cabelo totalmente solto não é muito aconselhado pois a noiva irá abraçar muitas pessoas após o casamento, o que sem ela perceber, poderá acabar com caxos e possíveis detalhes do penteado.
A dica é: Quer deixar os cebelos mais soltos? Prenda um dos lados e deixe o resto cair sobre os ombros, assim o glamour da sua produção permanecerá por longas horas e as suas tias que você não vê a bastante tempo não conseguirão desmanchar o seu penteado no primeiro abraço.
Algumas noivas e editoriais arrazam nas produções. Selecionei algumas para exemplificar e inspirar as Noivas Informadas:
As peças metálicas também estão em alta:
Por Carleandra Romano
sábado, 26 de junho de 2010
Marcadores: cabelo, flores, noivas, novidades, penteado, tendências 3 comentáriosPois é, as vitrines da Rua das Noivas, em SP, estão repletas de trajes sociais em verde e amarelo.
Então segue abaixo uma sequência de 6 fotos de alguns dos modelitos disponíveis.
No Brasil em ano de Copa do Mundo, tudo se adapta às cores da bandeira.
Roupas, maquiagem e cabelos ganham detalhes em verde, amarelo e azul, bem como os carros, casas e empresas, que são enfeitados para mostrar a torcida pela seleção brasileira.
Pensando nisso, o estilista curitibano Edson Eddel criou uma coleção de vestidos de luxo para noivas com as cores do Brasil.
Para chegar ao resultado final, o estilista usou tecidos nobres, cristais e plumas.
Para as noivas a proposta é que, no decorrer da festa, quando tudo começa a "cansar", inclusive aquele branco tradicional do vestido, ela reapareça com outro modelo para levantar o astral da cerimônia.
A ideia criativa do estilista paranaense é um prato cheio para as Noivas Informadas que também apostam na criatividade na hora de escolher um figurino de festa.
Por Andressa Rios
Blog: Existe algum relato de noiva com doença muito grave, que alugou vestido?
Karolline: Em nossa loja nunca tivemos um caso como este, mas sei de um caso nos EUA em que uma noiva casou em estado terminal, sobre uma cadeira de rodas. Nada impede a realização de um sonho!
Isso costuma acontecer e a equipe logo descobre. Certo dia, uma garota chegou até a loja e disse para a consultora que iria se casar em março, por isso queria provar alguns vestidos. Quando questionada sobre o ano do seu casamento ela respondeu que não sabia o ano ainda, mas que ia se casar em março e logo depois confessou que não estava noiva, mas que pretendia se casar em março, insistia ela! Foi bem engraçado porque ela não conseguiu sustentar a história, confessando que só queria provar alguns modelos.
Lidar com pessoas é sempre uma descoberta a cada dia e nós mechemos com os sonhos de muitas delas. Mas claro que algumas situações fogem do nosso controle e temos que rir com elas.
Um caso bem engraçado foi o de um noivo que chegou na loja, em pleno sábado de manhã, visivelmente bêbado e com uma lata de cerveja na mão e disse que precisava alugar um terno pois iria se casar. Quando a funcionaria perguntou a data ele surpreendeu a todos com a resposta: HOJE! Alugamos e acredito que ele se casou!
Outra história foi a de uma noiva que quase não teve o seu vestido. O pai dela entregou o dinheiro referente ao pagamento do vestido para a madrasta vir até a loja, fazer o acerto do valor e pegar o vestido para o casamento, porém, a madrasta gastou todo o dinheiro. Após o gasto, ela veio até a loja implorando para que entregássemos o vestido para ela se não seu marido iria lhe matar. Nós não fizemos isso e dissemos que o valor precisaria ser pago para a entrega do vestido. Foi ai que ela encontrou uma amiga pelas redondezas da loja e esta amiga pagou o que faltava com o cartão de credito pessoal. Ai sim, nós liberamos o vestido para a madrasta má....rsrs
Ainda tem o caso da noiva que desistiu do casamento e saiu cancelando todos os contratos que o noivo fechou para o casamento, incluindo o vestido, e pegou todo o dinheiro para ela, que na verdade era do noivo pois ele havia pago tudo.
São situações como esta que tornam nosso trabalho especial e nosso dia-a-dia único.
Já aconteceu de uma mulher vir acompanhar uma noiva e falar para a consultora, no provador, que tinha vontade de voltar até a loja e alugar novamente um vestido, para seu segundo casamento. Mas o aluguel não se concretizou, ficando só no desejo.
Todos os nossos modelos são passíveis de adaptação, sendo que alguns já estão sendo feitos com uma calda fixa pequena, para se usar com um véu grande. Estamos alugando muitos modelos assim.
Temos vários modelos e todos os tamanhos, dentre eles sandálias altas, rasteiras e scarpins. Ao todo são 8 modelos de calçados para atender a diversos gostos e necessidades.
É a noiva e a mãe do noivo que costumar acompanhá-lo na prova de roupa, além de ser a noiva que geralmente escolher o modelo. No caso das madrinhas, a noiva pede para as madrinhas avisarem qual a cor de seus vestidos para que nenhuma madrinha esteja com a mesma cor no altar. Já a prova das damas é a mais caótica! Estamos montando uma nova cessão em nossa loja para atender a esta demanda que é bem grande, pois para a prova das daminhas e pajens costumam vir acompanhar a noiva, a mãe da noiva, a mãe da criança, a avó da criança, as tias e madrinhas, além de outras crianças. É bastante gente envolvida na prova dos pequenos, por isso tivemos que ampliar nosso local de atendimento para administrar melhor estar situação, afinal crianças são sempre imprevisíveis.
Alugamos muitos vestidos para madrinhas e formandas. O aluguel costuma ser feito 2 meses antes do casamento ou formatura.
Nossos vestidos tem um valor de compra mas até hoje ninguém quis comprar o vestido, após o casamento. Ocorrem casos esporádicos de encomendas, ai fazemos o vestido de acordo com o gosto da noiva, do jeito que ela quer. Para esta modalidade damos o nome de confecção sob medida, que é diferente de primeiro aluguel. Os valores são diferenciados porque na confecção sob medida partimos do zero e no primeiro aluguel o vestido já está pronto, a espera da noiva. Algumas noivas vêem até a loja com a intenção de confeccionar um vestido mas sempre encontram uma opção para primeiro aluguel que as agradam, daí fazemos algumas poucas alterações e pronto. Temos sempre vestidos novos na loja, pois além de fabricação própria temos exclusividade com duas marcas americanas e uma espanhola de vestidos de noiva, tudo muito bonito e de bom gosto.
Dividimos no cheque até a data do casamento, o que costuma ser os 7/8 meses que antecedem a data. No cartão podemos fazer a mesma coisa, parcelando de acordo com o valor, permitindo até que alguma(s) parcela(s) ultrapasse(m) a data do casamento. E para quem preferir, temos boletos para serem pagos na própria loja, caso a cliente preferir.
As noivas costumam vir por volta de 8 meses antes da data, já noivos e damas um pouco menos, 4 a 5 meses.
As consultoras (profissionais que acompanham as provas e escolhas de vestidos) já receberam convites sim mas o mais comum é, quando a noiva volta para devolver o vestido, é elas receberem pedaço de bolo, as lembrancinhas do casamento, além de ouvir boas histórias.
Os ditos populares de que agosto é o mês do desgosto e que maio é o mês das noivas não estão mais interferindo em preços a muito tempo, pelo menos no ramo de vestidos, já que nossa mão-de-obra é durante o ano todo e um vestido começa a ser “planejado” quase um ano antes. Por isso não há alteração de preços como acontece com buffets e empresas de fotografia, que trabalham sobre demanda e nos meses de agosto e maio vêem suas rotinas se alterarem para mais ou para menos.
Os meses de novembro e dezembro são campeões em casamentos, acredito que pela facilidade do 13º e das férias de boa parte dos familiares e dos próprios noivos. O mês de Julho também tem grande procura para alugueis.
Quem quiser casar pode casar! Não ficará sem vestido, pois temos uma média de 2 mil vestidos disponíveis em nossas araras, perfazendo uma média de alugueis/mês de 180 modelos.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Marcadores: curiosidades, informação, loja de noivas, perguntas 1 comentáriosDevo confessar que a escolha da decoração da festa de casamento é um momento de grande indecisão, afinal são muitas variedades, e uma mais bonita que a outra, estou passando por esse momento e sei bem como é, mas tentarei através deste post dar algumas dicas.
A decoração da festa do casamento divide-se em dois espaços independentes, o local da cerimônia e o local da recepção.
Geralmente, na igreja as zonas que costumam ser identificadas como locais que habitualmente recebem decoração são: a entrada, o altar e as cadeiras.
Atualmente existem no mercado inúmeros profissionais capacitados e com bom gosto que buscarão adequar o seu orçamento ao estilo e horário de sua festa.
Vários recursos são usados: flores naturais, velas, castiçais, tudo é válido, numa combinação de efeitos sedutores e deslumbrantes.
É importante que a decoração da festa combine com o local, horário do evento e até com o estilo e perfil dos noivos. Podendo ser exótica, romântica, clássica ou natural.
Os arranjos florais não só dão um colorido especial a toda celebração, como também deixa um aroma perfumado no ambiente. Por isso é necessário escolher com atenção e cuidado o tipo de flor.
Segue abaixo uma lista com os significados de algumas flores:
. Acácia amarela - amor secreto
· Acácia branca ou rosada constância - elegância
· Amor perfeito - meditação, recordações, reflexão
· Azaléia branca - romance
· Camélia branca - beleza perfeita
· Camélia rosada - grandeza da alma
· Camélia vermelha - reconhecimento
· Cravo amarelo - desdém
· Cravo branco - amor ardente, ingenuidade, talento
· Cravo rosado - preferência
· Cravo vermelho - amor vivo
· Crisântemo amarelo - amor frágil
· Crisântemo branco - verdade
· Crisântemo vermelho - "eu amo"
· Dália amarela - união recíproca
· Dália rosada - delicadeza
· Dália vermelha - olhos abrasadores
· Girassol - dignidade, glória, paixão
· Hortência - frieza, indiferença
· Jasmim - amor, beleza delicada, graça
· Lírio - casamento, doçura, inocência, majestade, pureza
· Magnólia - amor à natureza, simpatia
· Margarida - inocência, virgindade
· Miosótis - amor sincero, fidelidade
· Narciso - egoísmo, introvérsia, vaidade
· Papoula - fertilidade, ressurreição, sonho
· Sempre-viva - eternidade, imortalidade, permanência
· Tulipa - amarela amor sem esperança
· Tulipa - vermelha declaração de amor
· Violeta - lealdade, modéstia
Vale salientar que a decoração varia de acordo com o tipo de evento que os noivos estão propondo. Por exemplo: se for um casamento realizado pela manhã, ou em um sítio, é recomendado uma decoração mais simples, com flores do campo. Se for à noite, o mais usado é algo requintado, com flores nobres como lírios, copo-de-leite, orquídeas etc. Mas fique atenta, já que estas flores costumam ser mais caras.
Momento #ficadica
Busque informações com alguns decoradores sobre as flores da época do seu casamento, pois além de estarem mais abundantes, seus preços estarão mais acessíveis. Sem contar que você não correrá o risco de ter flores queimadas e com aspecto ruim.
Por Andressa Rios
A aliança é um símbolo de união matrimonial para selar o compromisso entre os noivos. O seu significado é de amor permanente, um círculo sem início ou fim, uma alusão à eternidade. Ela surgiu entre os gregos e os romanos, provavelmente vindo de um costume hindu de usar um anel para simbolizar o casamento. Os romanos acreditavam que no quarto dedo da mão esquerda passava uma veia (veia d'amore) que estava diretamente ligada ao coração, costume carregado culturalmente até os dias de hoje. A partir do século IX a igreja cristã adotou a aliança como um símbolo de união e fidelidade entre casais cristãos.
Atualmente, os pombinhos deixaram de escolher apenas os modelos de alianças tradicionais e passaram a optar por modelos com texturas, relevo, vazadas, com pedras em suas composições e com formatos inovadores. No mercado existem modelos para todos os gostos, as alianças da H.Stern, por exemplo, têm toda uma história que, na maioria das vezes, é o que seduz o casal. A aliança criada pela consultora de moda Constanza Pascolato, de formato irregular e com e com um diamante ao meio. Ela é irregular por que significa os altos e baixos do casamento. O diamante é o símbolo do amor e o formato quadrado simboliza a eternidade. Tem também o modelo da Eternity, que já foi vendida para muitos casais simplesmente por causa do nome. Ela vem como se fosse uma aliança dentro da outra e a do meio pode ser girada. A aliança vem em duas opções: em ouro amarelo na borda e branco ao meio e vice-versa.
Com tantas opções, na hora de escolher o par de alianças de casamento estará em cheque mesmo a sua personalidade, aquele modelo que mais combina com história de amor de vocês pesará mais forte no momento da escolha. Faça pesquisas, procure bem antes do SIM!
Na Grande Vitória a melhor região de encontrar um preço mais ameno, é no centro de Vitória. Além de várias opções, com certeza você encontrará uma que combine com você e seu bolso. Mas se dinheiro não é problema, nos Shoppings da região metropolitano do ES existem ótimas joalherias que darão um toque sofisticado a sua aliança.
Blog - Qual o modelo de vestido mais alugado? As capixabas preferem com calda? Sem muita anágua?
Karolline: O modelo mais alugado é o Evasê, que segue justo na cintura e abre pouco na parte de baixo, seguido de um decote tomara que caia. Este modelo leva geralmente uma anágua e a calda é removível ou bem pequena.
- Vocês tem vestidos além do branco e do off White? É bem aceito?
- Quem as noivas geralmente trazem como acompanhante, na escolha do vestido?Na grande maioria as mães e as amigas acompanham a noiva na prova do vestido. Quando as irmãs são próximas, elas também acompanham. Vale lembrar que quem deve escolher o vestido é a noiva e não a amiga, o que é muito comum de acontecer, ou seja, a acompanhante acaba impondo o seu gosto pessoal, conflitando com a amiga em vez de ajudá-la em uma dúvida. Lembre-se: Quem está casando é a noiva e não você, acompanhante!
- Quantas visitas até a loja são necessárias até a data do casamento?
São praticamente apenas 3 vezes que a noiva precisa vir até a loja: A primeira, geralmente 8 meses antes do casamento para escolher o modelo, outra faltando 15 dias para o casamento e a última 2 dias antes da data do casamento, para buscar o vestido.
- Já aconteceu da noiva desistir e querer trocar o vestido de ultima hora?
Já sim! Uma noiva quis trocar de modelo no dia em que veio buscar o vestido. Ela trocou por um modelo que ela já conhecia e que também gostava. Esse tipo de situação deixa toda a equipe doida...rsrs
- Como é o aluguel para noivas mais velhas?
As noivas mais velhas estão na faixa dos 40 anos e não costumam alugar vestidos branquíssimos. Alugam modelos mais simples, em tons de champagne e marfim.
- Vocês modificam o vestido de um aluguel para outro?
Geralmente não, só após 4 utilizações, a menos que algo tenha danificado, como uma renda. O que acontece é a mudança no preço de um aluguel para outro. Reduzimos em 20% o valor cobrado a cada locação.
- Como é feita a lavagem do vestido?
A lavagem é toda feita a mão, em um grande tanque, onde todo o vestido é lavado com um sabão especial, com atenção especial na parte superior, onde suja de maquiagem e na parte inferior, onde há contato com o chão.
- O que a noiva deve se preocupar em não fazer com o vestido?
Orientamos sempre a não utilização de buás (conhecidos também como frufru ou marabú) coloridos pois eles soltam uma tinta que é de tecido, que não sai do vestido. Caso a noiva queira usar, pedimos que usem os buás brancos para que não solte tinta e manche o vestido. Se a tinta não sair do vestido, será cobrado um valor adicional para reparação do dano.
- Qual o prazo de entrega (tem noiva q viaja no dia seguinte e tem q entregar o vestido na quarta fica sem foto externa com o vestido). Vocês lavam para foto externa?
A noiva pega o vestido na loja na quinta-feira antes do casamento e devolve só na quarta-feira, após o casamento. É quase uma semana com o vestido. Geralmente neste período elas conseguem ir para a lua-de-mel e voltar para fazer as fotos externas. Caso a noiva queira ficar mais tempo de posse do vestido, a loja realiza uma manutenção em todas as peças, e ela pode pagar mais meia locação e ficar com o vestido por mais um final de semana.
- Como a noiva e a loja deve proceder caso a noiva queira ser fotografada aos moldes do Trash the dress?
Os nossos vestidos nunca foram utilizados de maneira incorreta, neste novo estilo de fotos. O máximo que acontece é de entrarem no mar e molharem a barra do vestido. Até ai tudo bem, pedimos somente que elas que fiquem atentas em relação a qualidade da água do mar pois se a água estiver amarelada, muito suja, o vestido ficará encardido.
- Alguma noiva já trouxe o noivo, para ajudar na escolha? Ou deixou vê-lo?
São raros mas temos alguns casos sim de noivos que acompanham as noivas nas provas, o que mostra que a tradição popular não está sendo levada a risca. Os noivos que vem, dão suas opiniões e em alguns casos, até escolhem o modelo.
- Existem roupas de damas idênticas a da noiva?
Existe sim, mas isso não está sendo muito procurado ultimamente. O que mais estamos alugando são roupas de damas mais angelicais, para que as crianças fiquem como bonequinhas.
- Por que não se usa mais coroa nos penteados? Ainda existe este tipo de aluguel?
Ainda temos coroas em nossa loja para atender a uma pequena quantidade de noivas que procuram por estas peças. Porém, o que eu mais alugamos no momento são apliques de flores, juntamente com peças de metal que podem ser colocadas aonde e como a noiva e seu cabeleireiro (a) achar melhor. Essas peças e flores dão mais possibilidades para a noiva montar seu penteado.
As grávidas costumam nos procurar com a gestação por volta dos 2 ou 3 meses. Temos vestidos apropriados para este público pois na data do casamento a barriga já cresceu e elas costumam casar com a gestação no 5 ou 6º mês, em geral. Os modelos para grávidas são justos no busto e soltinhos na região da barriga, para acomodar de maneira confortável o barrigão que cresce desde a primeira prova até a data do casamento.
quarta-feira, 2 de junho de 2010
Marcadores: curiosidades, informação, loja de noivas, noivas, perguntas 1 comentáriosA entrada da noiva é sempre um momento emocionante e um dos mais esperados do casamento, mas com pajens e daminhas na frente torna a cena ainda mais cativante.
Com relação ao número de damas e pajens, cabe ao casal escolher. Mas o mais importante é que eles devem ser filhos de amigos, ou de parentes, e que de preferência vocês os conheçam.
É aconselhável que eles já tenham sido dama ou pajem anteriormente, para que na hora eles saibam o que vai acontecer e não desistam de entrar na igreja. Uma outra dica importante é ter sempre ou o pai ou a mãe (ou avós) próximos deles tanto na porta da igreja quanto no altar. A presença dos pais como padrinhos é uma ótima opção!
Algumas noivas vestem as damas com o mesmo modelo ou o mesmo estilo do vestido de noiva, isso não é recomendado, pois tiram a "surpresa" da chegada da noiva.
Em casamentos durante o dia, pela manhã e à tarde, as daminhas de honra devem usar vestidos com modelos e tecidos leves, com saias na altura da canela, pouco volume, geralmente em tons branco, pérola ou pasteis, podendo ainda ser em tecidos levemente floridos que criam um clima romântico.
À noite a dama de honra pode usar algo mais sofisticado, com brilhos, bordados leves, detalhes em renda e fitas de cetim ou tons mais fortes. Os tecidos podem ser organza,cetim ou tafetá.
Se for alugar ou mandar fazer o vestido da daminha peça para a costureira deixar um pouco mais de barra, principalmente se estiver fazendo com antecedência, pois as crianças crescem muito rápido.
É bom lembrar que um brilho labial e um toque de blush é mais que suficiente. Quanto mais natural a maquiagem das meninas , melhor.
As vestes dos pajens podem combinar com os vestidos das daminhas ou se inspirar na roupa do noivo: calça , camisa de mangas longas, gravata e colete.
Segundo a regra de etiqueta, a noiva fornece apenas os buquês, os arranjos de cabeça e as luvas, portanto os pais das daminhas e pajens arcam com as despejas da roupa. Tudo deve ser esclarecido quando você convidá-los a participar, dando aos pais das crianças a chance de recusar o convite. É claro, nada impede que você cubra os gastos das roupas, se assim, desejar.
Se no cortejo não houver um pajem, uma das daminhas ficará encarregada também de levar as alianças, presas em um almofadinha especial ou em uma pequena salva de prata.
Observações:
- Crianças muito pequenas, embora sejam engraçadinhas, podem dar trabalho na hora "H" ficam assustadas e não entram com o cortejo. Idade ideal: entre 4 e 7 anos;
- A quantidade depende do gosto da noiva, mas 2 damas e 2 pajens ou 2 damas e 1 pajem são um número elegante e suficiente. Grandes cortejos (+ de 4 crianças, no máximo 8) só ficam bem em casamentos mais formais;
#ficadica
Por Andressa Rios
O casamento civil é um contrato bilateral e solene realizado entre um homem e uma mulher com o intuito de constituir família com uma completa comunhão de vida. No Brasil, o casamento é regulamentado pelo Código Civil. Ele é necessariamente monogâmico, e só pode ser realizado entre um homem e uma mulher. A idade minima para se casar é a partir dos 18 anos, Caso os noivos tenham 16 ou 17 anos, será necessária a presença de ambos os pais no cartório para assinarem um termo de consentimento.
Os noivos devem comparecer ao cartório para dar entrada ao processo de habilitação para o casamento civil com antecedência de 60 dias pelo menos da data pretendida. Veja abaixo os documentos necessários:
Os documentos necessários para Solteiros são:
- RG original;
- Certidão de Nascimento original;
Os documentos necessários para Divorciados são:
-RG original;
-Certidão de casamento com averbacão de divorcio original;
-Cópia da carta de sentença do divorcio.
Ao procurar o Cartório, você terá que comparecer com duas testemunhas, que não podem ser seus pais, eles devem ser maiores de 21 anos. Todos deverão apresentar a Carteira de identidade.
Sobre os tipos de regime de Bens
Comunhão Parcial de bens
É o regime de bens usual, conforme a lei. Neste regime, todos os bens adquiridos após a data do casamento serão comuns ao casal. Todos os bens previamente adquiridos por cada um individualmente anteriormente a data do casamento permaneceem de propriedade individual do mesmo, inclusive bens cuja aquisição tiver por título uma causa anterior, como por exêmplo uma herança.
Importante:
- O regime de bens pode ser modificado após o casamento, mediante alvará judicial e concordando ambos os cônjuges.
- É obrigatório o regime de Separação Total de Bens aos noivos maiores de 60 anos e aos menores de 16.
Comunhão Universal dos bens
Neste regime, todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges serão comuns ao casal. Para dar entrada ao processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Ante-nupcial.
Importante:
- O regime de bens pode ser modificado após o casamento, mediante alvará judicial e concordando ambos os cônjuges.
- É obrigatório o regime de Separação Total de Bens aos noivos maiores de 60 anos e aos menores de 16.
O preço da Escritura de Pacto Antenupcial para ser assinada no proprio Tabelionato de Notas é RS 252,11 e cada certidão RS 38,30.
Se for assinada em diligência (em casa, escritório, etc.), o preço é RS 504,22.
Separação total de bens
Neste regime, todos os bens atuais e futuros de ambos os cônjuges permanecerão sempre de propriedade individual de cada um.
Para dar entrada no processo de habilitação de casamento civil com este regime, é necessário que o casal compareça a um Tabelionato de Notas e faça uma Escritura de Pacto Ante-nupcial.
Importante:
- O regime de bens pode ser modificado após o casamento, mediante alvará judicial e concordando ambos os cônjuges.
- É obrigatório o regime de Separação Total de Bens aos noivos maiores de 60 anos e aos menores de 16.
O preço da Escritura de Pacto Antenupcial para ser assinada no proprio Tabelionato de Notas é RS 252,11 e cada certidão RS 38,30.
Se for assinada em diligência (em casa, escritório, etc.), o preço é RS 504,22.
Participação final dos aqüestos
É um sistema misto, pois enquanto durar o casamento, cada cônjuge tem a exclusiva administração de seu patrimônio pessoal. Após a dissolução da sociedade conjugal, apuram-se os bens de cada cônjuge cabendo a cada um metade dos adquiridos na constância do casamento.
Por Grazielle Soares
Cabe ao casal escolher JUNTOS quem serão e quantos serão os padrinhos e madrinhas do casamento. Eles terão funções no Grande Dia que só pessoas muito especiais poderão assumir.
Como dever das madrinhas, posso dizer que são elas as responsáveis por:
- Acompanhar a noiva nos preparativos antes da data do casamento e no próprio dia, acalmando e dando confiança a noiva;
- Deve ajudar a noiva a fazer as malas para a lua-de-mel e assegurar-se de que a mala da noite de nupcias está corretamente no quarto/hotel;
- Durante a cerimonia e toda a festa, deve assegurar de a noiva está no seu melhor, desde ajudar a arrumar o vestido, a retocar a maquiagem ou recompor o penteado;
- A madrinha deve sempre estar atenta para ajudar a noiva, e nunca se distrair, pensando só em si.
Já para os padrinhos, posso elencar as seguintes funções:
- Na cerimônia, deve ajudar o noivo no que for preciso e, se necessário, ser o portador das alianças, entregando no momento certo da cerimônia ao noivo;
- Deve ajudar o noivo à chegar na cerimônia horas antes;
- Na recepção dos noivos, um dos padrinhos deve fazer um pequeno discurso, com um pouco de humor, mas jamais dizer algo de mal gosto;
- Deve iniciar um brinde aos noivos, sem esquecer de mecionar o quão bela está a noiva;
- Deve estar atento às necessidades do noivo durante a festa.
Passada as obrigações, é hora dos noivos tomarem conhecimento da importãncia destas pessoas em suas vidas dai em diante. É de bom tom agradecer aos padrinhos e madrinhas com lembranças especiais, para que guardem não só em seus corações este momento especial. Pode ser oferecido como agradecimento um bom champagne, bombons e tantos outros mimos que as noivas terão muito prazer em presentear. O que realmente vai importar é o elo forte que se cria entre o novo casal e os padrinhos e madrinhas da união.
FICA A DICA: Jamais escolha padrinhos e/ou madrinhas por gostos individuais da noiva ou do noivo! Pode ocorrer um arrependimento depois por não ter chamado uma pessoa que queria tantoo ter estado ao lado do casal neste momento único. Há, e não preciso nem dizer que Padrinho e Madrinha não se escolhe pelo presente que eles podem comprar, não é mesmo???
Só para encerrar! Quanto mais agradável for esta data, melhor para todos. E que tal unir os elementos mais importantes do casamento com as testemunhas em uma linda e animada dança? Confira no vídeo!
Por Carleandra Romano
Muitas noivas se arrependem de não terem dado a devida importância à escolha do fotógrafo e do cinegrafista. Quando olham seu álbum surpreende-se com fotos mal enquadradas, desfocadas e pior sem graça, pois não transmitem nenhuma emoção do dia da cerimônia. E a decepção continua ao ver em seu DVD imagens tremidas e escuras, e sem seqüência dos fatos ocorridos.
De que adianta escolher um vestido de noiva deslumbrante, a decoração mais linda se eles estiverem completamente diferentes nas fotos e no vídeo. No seu álbum e no DVD do seu casamento devem estar eternizados as recordações do seu grande dia, por isso, muita atenção na hora de escolher a equipe de foto e vídeo de seu enlace matrimonial.
Como contratar a equipe de fotografia e filmagem?
Contratar um fotógrafo ou cinegrafista pelo telefone pode ser uma tremenda roubada, é imprescindível ver uma amostra do seu trabalho agende uma visita ao seu estúdio. Uma ótima oportunidade para ver de perto suas produções e conhecer seu estilo.
Observe se as fotos estão nítidas, bem enquadradas e claras. Pense se você gostaria de ter registros como aqueles. Verifique se ele tem equipe própria ou terceiriza o serviço, se ele trabalhar com freelance despiste e sai de fininho.
No caso do vídeo, fique atento aos ângulos, e a estabilidade da imagem. Repare na resolução, hoje em dia com as TV’s cada vez maiores, é muito importante que a câmera do seu cinegrafista seja compatível com os formatos digital e HDV.
Se em todos pontos destacados, o estúdio estiver de acordo, é um bom começo para contratação. Todavia, fique atento também aos detalhes administrativos, como: verificar se o estúdio é registrado legalmente e há quanto tempo está no mercado. Não deixe de ir ao PROCON e pesquisar se há algum processo registrado contra a empresa, verifique também junto à receita federal como anda os pagamentos dos impostos, lembre-se um sonegador nunca cumprirá o que promete. Feito todos esses passos, certamente você poderá ficar segura, pois não terá nenhuma decepção.
Por Grazielle Soares
Tenho percebido que muitos casais estão optando por fazer tanto a festa, como a cerimônia religiosa em cerimoniais, sítios, chácaras, e deixando um pouco de lado a tradicional igreja.
Mas hoje darei algumas dicas para aquelas que ainda sonham com sua entrada triunfal no templo sagrado.
Assim como todos os outros preparativos do casório, a escolha da igreja necessita também de alguns cuidados especiais e atenção aos detalhes para evitar deslizes, como faltar lugar para os seus convidados, ou então o local ser de difícil acesso.
Deve-se ter em mente quais serão os fatores que influenciarão na decisão final do casal. Alguns escolhem o local apenas pela sua beleza, porque são considerados elegantes e chiques ou até mesmo pela “fama”, caso alguma celebridade já tenha se casado no local. Outros escolhem pelo grau de afinidade com a igreja. No caso de católicos onde se batizaram, ou se fizeram primeira comunhão naquele local. E há os que escolhem a igreja em que são membros e freqüentadores.
Se tiverem preferência por algum padre/pastor, é aconselhável entrar em contato para confirmar a disponibilidade no dia em que você planeja realizar a cerimônia.
Deve-se levar em conta que muitas igrejas realizam vários casamentos no mesmo dia e caso uma noiva se atrase, todos os outros casamentos serão afetados. Para evitar dor de cabeça, procure reservar o primeiro horário.
Outros dois itens que você não pode esquecer é com relação à segurança e ao estacionamento. Evite igrejas que tenham uma localização perigosa, num local muito deserto, e confira se há um espaço para que os convidados possam estacionar os carros, pode ser que você precise contratar seguranças para garantir que os carros deixados do lado de fora da igreja não sofra nenhuma danificação nem muito menos sejam roubados.
É aconselhável que o buffet onde a recepção será realizada seja próximo a igreja. Ficaria bem mais prático. Algumas igrejas disponibilizam um salão de festas onde você pode fazer a recepção, dependendo de quantos convidados você chamar e o tipo de festa que você deseja fazer.
O tamanho da igreja é algo que também deve ser analisado. É essencial saber quantas pessoas a igreja comporta e comparar ao número de convidados, afinal é importante acomodar todos confortavelmente.
Além disso o tamanho do altar também deverá receber uma atenção especial, para saber se caberá de forma adequada os padrinhos e os pais dos noivos. O que não pode acontecer é todo mundo ficar espremido num lugar.
Para casamentos onde haverá música ao vivo é imprescindível uma boa acústica. E para verificar acústica é preciso que os músicos a serem contratados façam os testes necessários e se encarreguem de melhorá-la, caso não seja adequada.
As normas da igreja também influenciam, já que algumas são muito criteriosas, e possuem regras para decoração, fotógrafos e até mesmo com relação a roupa da noiva, não permitindo decotes ou modelo “tomara que caia!”.
Estejam atentos e preparados financeiramente, pois algumas igrejas cobram taxa de reserva aos noivos.
Por fim, não deixem para escolher ou reservar a igreja na última hora, pois corre o risco de ter surpresas desagradáveis uma vez que todos os dias podem já estar separados para outros casamentos. Além disso para colocar o endereço no convite esses detalhes já tem que estar decididos.
Por: Andressa Rios
O desfile aconteceu na noite de sexta-feira, quando Paula Bouganger Noivas, Alice Krause Atelie, Sônia Noivas, Sonho das Noivas e Noivas Catarinas colocaram o que tem de melhor e mais inovador no segmento em lindas e lindos modelos.
O local estava lotado de jornalistas e espectadores.
Ao som de De Prá, todos puderam conferir muita beleza, ousadia e elegância em cada um dos 5 desfiles.
Eu, Carleandra, estava lá e tentei fotografar os momentos mais interessantes do desfile, me derretendo a cada modelo que passava, a cada belo penteado que eu via.
O desfile da Sônia Noivas contou com uma participação especial do ator Thierry Figueira, que arrancou gritos e aplausos da mulherada.
Outro momento que chamou muita atenção foi uma modelo Plus Size, que estava lindíssima de noiva, no desfile da Catarina Noivas.
Não poderia deixar de mencionar as belas crianças que a Paula Bouganger trouxe para a passarela, pareciam ter saido de um conto de fadas!
Vestidos exóticos, angelicais, curtos, coloridos e acima de tudo, imponentes, encheram os olhos das noivas que estavam atentas a cada modelo, a cada cabelo e por que não, a cada INSTANTE!
Bom, para quem perdeu, fica aqui um pouquinho de desfile para dar água na boca. Agora é só esperar o evento do ano que vem!
Por: Carleandra Romano
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Marcadores: casamento, casar 2010, desfile, ES, evento, noivas 0 comentáriosO(a) Cerimonialista será o profissional que ajudará os noivos a elaborar, controlar e administrar de forma correta todos os detalhes do dia da cerimônia/festa, afinal tudo tem que sair conforme o planejado, sem surpresas desagradáveis.
Muitas vezes é o cerimonialista quem indica as músicas que são usadas durante a cerimônia, orientando quais são as mais adequadas para cada situação.
Dependendo da disponibilidade do casal, pais, padrinhos, pajens e daminhas, o ideal é marcar um dia só para ensaiar o que deseja que aconteça no dia da cerimônia, como por exemplo quem entrará e em que momento, para que não haja contratempos. Se realmente não houver a possibilidade do ensaio, combine de pelo menos chegarem 1 hora antes do evento para receberem algumas instruções.
Além disso, esse especialista ficará responsável por auxiliar os fotógrafos, cinegrafistas e sonoplastas.
Enfim, o cerimonialista deverá ter muita sabedoria no exercício de sua profissão, afinal aquele momento será um MARCO na vida do casal, e os nervos estarão à flor da pele, a ansiedade dos clientes, o stress, e a adrenalina farão parte do seu trabalho.
A dica é: pesquise bastante e se puder($$) escolha um profissional capacitado, com boas referências e que consiga interpretar os desejos e sonhos do casal para aquele momento.
Divirta-se!!
Por: Andressa Rios
Depois da decisão de se casar acredito que outra grande decisão é montar a lista de convidados para o casório. ACREDITE, sempre irá aparecer dúvidas e muitos palpites nesta hora tão crítica.
A minha sugestão é que você sente com seu noivo, com uma bela folha de papel em branco e uma caneta, sem pressa, e iniciem os rabiscos. Faça de maneira separada a lista de convidados da família da noiva e do noivo, depois escreva, separadamente, os amigos em comuns e os amigos que são só do noivo e só da noiva. Só aí você terá 4 listas distintas: A dos familiares, a dos amigos em comum e a dos amigos "individuais".
Pense no seu orçamento. Quantas pessoas poderão ter em sua festa? Pegue a quantidade total e comece a olhar com calma a lista de convidados da família da noiva e, em seguida, a família do noivo. Lembrando que o seu bolso nessa hora tem que ser levado em conta PORÉM, mais importante ainda é não esquecer dos parentes que realmente se importam com o casamento de vocês. Depois vá para a lista dos amigos em comum, que imagino ser bem fácil de se determinar, pois são aqueles amigos que estiveram com o casal boa parte do namoro e da vida a dois. Caso ainda sobre uma verba para um buffet maior, siga rumo a lista dos outros amigos, que será um árduo trabalho pois a lista já estará grande não é?!
Cabe ao casal deixar alguns critérios bem determinados:
- Serão convidadas crianças?
- Serão convidados namorados de seus parentes/amigos/conhecidos?
- Os convidados serão determinados pelos presentes que lhes darão?
- Convidarão amigos de trabalho?
- E os parentes que não são vistos há muito tempo?
A definição de critérios para a lista de convidados deve ser assumida antes mesmo do primeiro nome ir para a lista, caso contrário, o casal terá problemas com as excessões, se elas não forem bem administradas e definidas.
Tenho certeza que esquecer algum amigo querido seria muito triste mas convidar alguém por pura obrigação é pior ainda. Por isso, não perca tempo: Pegue já seu papel e caneta, retire algumas poucas horas do seu dia e se dedique a esta árdua tarefa.
Boa lista para você!!
Por: Carleandra Romano
segunda-feira, 26 de abril de 2010
Marcadores: antecedência, familiares, lista de casamento, noivas, noivo, planejamento 0 comentáriosTodos os noivos precisam fazer uma agenda dos preparativos para o casamento, já fui noiva e eu sei bem como isso é necessário. Evita dores de cabeça e ajuda organizar melhor a fase pré-casamento. Fazer tudo de forma programada ajudará em muito no dia da cerimônia. Vocês estarão mais relaxados e poderão aproveitar ao máximo o enlace matrimonial.
Casei em 14/07/2007, mas foi em setembro de 2006 que comecei a planejar o meu grande dia. Pesquisei bastante em revistas e internet tudo que falava de casamento, prestava bem mais atenção, estava focada nesse objetivo.
Dei início ao meu calendário de noivos, passo a passo ia fazendo o que era necessário no momento. Abaixo vou listar o que eu aprendi vivendo e fazendo.
O que fazer e quando fazer:
10 a 8 meses antes:
• Faça uma pré lista dos convidados;
• Defina o local da cerimônia;
• Defina o local da festa;
• Defina e convide os padrinhos e madrinhas da cerimônia;
• Defina as damas e os pajens caso necessário;
• Comece a montar seu enxoval.
8 a 6 meses antes:
• Defina serviços de foto e vídeo;
• Defina o buffet e o cardápio;
• Pesquise preços e roteiros para lua de mel;
• Pesquise decoração para cerimônia e festa;
• Defina o repertório das músicas, a banda ou os músicos necessários e/ou Djs;
• Pesquise preços de convites;
• Pesquise profissionais sobre o dia da noiva;
6 a 4 meses antes:
• Defina toda decoração, floricultura;
• Defina seu buquê e caso necessário, o da daminha;
• Defina as roupas das madrinhas de altar;
• Definir seu vestido (alugar, comprar, mandar fazer);
• Definir a lista de convidados;
• Fazer os convites e caso necessário cartões de agradecimento;
• Defina todos os acessórios que irá colocar no dia (brincos, colar, sapato, luva, meias) e defina a grinalda;
• Defina o veículo do casamento;
• Defina os manobristas e seguranças da festa;
4 a 2 meses antes:
• Defina a lista de presentes nas lojas aptas para isso;
• Defina as lembrancinhas da festa;
• Distribua os convites da cerimônia e da festa;
• Defina qual regime de bens que será escolhido;
• Defina as alianças;
• Faça uma visita ao ginecologista.
2 a 1 mês antes:
• Defina os chás (cozinha ou bar) e defina os presentes, o chá deve acontecer 15 dias antes do casamento;
• Defina as músicas da festa juntamente com o DJ ou com a banda;
• Faça testes de maquiagem, cabelo e o que for necessário;
• Defina a reserva para a noite de núpcias;
• Faça um ensaio da cerimônia, de preferência no próprio local;
1 semana antes:
• Defina quem a acompanhará no dia da noiva com os preparativos e quem pegará o vestido e outras coisas;
• Cheque todos os serviços (decoração, buffet, foto, filmagem, músicos etc)
2 dias antes:
• Faça depilação;
• Faça os pés;
• Defina juntamente com o buffet, os lugares dos convidados na festa
• Faça as malas da lua de mel.
No dia do casamento:
• Escolha uma lugar agradável para passar o dia da noiva;
• Faça mão;
• Faça maquiagem;
• Faça cabelo;
• Coma alimentos leves;
• Ou passe o dia no instituto de beleza de sua preferência;
• Relaxe e boa festa!
Por: Grazielle Soares